Escola Waldorf

 Escola Waldorf Ribeirão Preto

A Escola Waldorf João Guimarães Rosa concebe o desenvolvimento do ser humano a partir dos pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo; todos ancorados na Antroposofia – palavra que significa "sabedoria humana".

Portanto, na Escola Waldorf João Guimarães Rosa o ser humano é desenvolvido integralmente, de acordo com suas características pessoais, e considerando-se seu pensar, sentir e querer.

O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas, artísticas e artesanais.

No Ensino Infantil, o foco é o “brincar imitativo” e o estímulo à imaginação através do exercício da interação social — pois a criança recria o que vivencia do mundo adulto — e pelo estimulo à alegria de viver, que é absorvido pelos seus próprios sentidos.

Os professores trabalham para a criação de um ambiente harmonioso a partir de atividades que desenvolvem os órgãos do sentido, como cuidar do jardim, criar brinquedos e fazer pão para merenda.

No Ensino Fundamental, o jovem é preparado para o exercício da cidadania plena e é estimulado a cultivar o espírito científico investigativo.

Na adolescência, o jovem aspira à insubordinação de seus gostos, interesses e pensamentos, por isso, no Ensino Médio, os jovens são orientados a refletir sobre a realidade exterior e interior, buscando o desabrochar da individualidade.

Esta é a tarefa da Escola Waldorf João Guimarães Rosa: fomentar a autonomia e a responsabilidade dos estudantes

São inúmeras as possibilidades do ser humano, basta que haja estímulo, dedicação, e percepção pessoal e coletiva da vida.

 

Currículo Waldorf

Além da grade tradicional de ensino, compõem o currículo da escola: aulas de jardinagem, eurritmia, teatro, violino, marcenaria, oficina de metais, argila, pintura em aquarela, flauta, astronomia, zoologia, mineralogia, astrologia, música, botânica, e viagens pedagógicas.

Espelhadas no atuar do adulto, as crianças preparam-se para uma sociedade multicultural, sem distinções sociais, religiosas ou nacionais.