Ensinos

Um breve histórico

A história de nossa escola data de 1978 com a formação de algumas classes de pré-escola orientadas por princípios básicos de educação ativa. Os elementos artísticos da educação e o desenvolvimento das potencialidades intelectuais, criativas, sociais e morais da criança foram nossos mediadores desde então.

Em 1983 começaram os estudos sobre a pedagogia Antroposófica de Rudolf Steiner e, em 1985, surgiram as primeiras classes de Ensino Fundamental onde o trabalho oriundo desse estudo foi colocado em prática. Em 1986, todo o corpo docente participou de um curso sobre o “Desenvolvimento do Homem”, na Escola Rudolf Steiner de São Paulo e estagiou na Escola Micael, também em São Paulo. Assim, o caminho dentro da pedagogia Waldorf estava traçado. Em 1989, o casal Ítalo e Leonore Bertalot, que já vinham ministrando palestras em nossa escola, mudou-se para Ribeirão Preto, dando apoio ao projeto que nossa escola desenvolvia.  Foi iniciado, então, o Seminário Acompanhante, que se realiza até hoje, com a participação de professores de Escolas Waldorf de todo o Brasil, consolidando a formação dos docentes dentro da pedagogia.

A pedagogia Waldorf orienta-se pelas leis da evolução e usa a matéria a ser ensinada não como um fim, mas como um meio de formação que estimula e apoia o desabrochar de todas as aptidões inerentes ao homem segundo seu momento de evolução. Sua didática dirige-se à harmonização e ao equilíbrio das atividades do querer, sentir e pensar. Esta proposta, que define, como princípio, o conhecimento do ser humano em sua integralidade, tem sido uma resposta coerente e realista às questões e exigências culturais, sociais e econômicas da humanidade atual.

Leia também