Currículo Ensino Médio

10° ANO    11° ANO    12° ANO

 

10º ANO ESCOLAR


Português

Classes gramaticais: conjunção, preposição, interjeição.
Comunicação: conceitos de fala, língua, elementos da comunicação (emissor, receptor, mensagem, canal, código, referente), linguagem verbal e não verbal.
Níveis de linguagem: formal, informal, regionalismo, gíria, jargão, literária, dialeto.
Funções da linguagem: emotiva, conativa, poética, fática, referencial e metalinguística.
Acentuação: conceitos de letra, vogal, consoante, semi-vogal, ditongo, tritongo, hiato, dígrafo, sílaba classificação quanto ao número de sílabas (monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo), classificação quanto à tonicidade da sílaba (oxítona, paroxítona e proparoxítona) regras gerais de acentuação.
Ortografia: regras gerais.
Semântica: relações sinonímicas, antonímicas, paronímicas e homonímicas.

 

Matemática

Nesse período, treina-se o pensar analítico. O jovem pode avançar da experiência para a observação e daí para a lei, para a fórmula e para o cálculo. Estudam-se as funções. O principal assunto para a primeira Época é a Trigonometria, cujos conteúdos serão aplicados na Agrimensura. A lei dos cossenos servirá para os cálculos de estática em Física. Abordam-se os logaritmos e suas aplicações. Reconhecem-se padrões numéricos através das progressões numéricas. Relaciona-se a matemática desse ano com a vida prática.

 

História

O que é História? (noções de historiografia)
Desenvolvimento dos hominídeos e gênero Homo
Civilizações hidráulicas
Mesopotâmia
Egito
Fenícios
Hebreus

“Antiguidade Clássica”
Grécia (Idade do Bronze, Período Homérico, Período Arcaico, Grécia Clássica)

 

Geografia

Neste ano, estuda-se a Hidrosfera, a Oceanografia, a Climatologia e a Biogeografia. Os movimentos rítmicos de rios e oceanos e o comportamento dos fluídos sobre a superfície terrestre, bem como as interfaces entre correntes marítimas e massas de ar. O aluno será convidado a compreender os processos dessas três esferas terrestres – hidrosfera, atmosfera e biosfera, através da percepção das polaridades existentes no seio de cada fluído e destes entre si. Os fenômenos atmosféricos de impacto ambiental como o efeito estufa, a inversão térmica, o aquecimento global e as ilhas de calor também serão abordados dentro da perspectiva processual e anímica do jovem de 16 anos.

 

Física

Relacionar os movimentos dos corpos com suas funções horárias. Compreender e relacionar o conceito de força e suas interações com os objetos. Avaliar as formas de energia e sua conservação. Estudo das colisões. Movimentos circulares. Órbitas dos planetas. Força Gravitacional.

 

Química

Definição, nomenclatura, características e aspectos históricos importantes das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos), soluções, concentrações, propriedades coligativas e introdução à eletroquímica.

 

Biologia

No 10º ano os estudantes aprofundam os conhecimentos nos sistemas do corpo humano, partindo da morfologia e anatomia dos órgãos. Ao longo dos estudos, os alunos são conduzidos por observações fisiológicas e psicossomáticas dos órgãos. O jovem descobre dessa maneira dentro dele uma região onde ocorrem os processos evolutivos aos quais ele está exposto justamente nessa faixa etária.

 

Filosofia

Introdução ao saber filosófico. Antropologia filosófica. Os discursos filosóficos e mitológicos. A arte é as suas linguagens. A lógica como uma ferramenta do pensamento. As virtudes e os processos de humanização. 

 

Sociologia

No primeiro ano da disciplina Sociologia para os alunos, o objetivo é aproximar os jovens dos temas debatidos nas mídias e no contexto social do Brasil e do Mundo, a fim de construir e reconhecer argumentos e discursos proferidos acerca dos vários pontos de vistas dos temas abordados. Em um segundo momento, aos aluno são apresentadas os conceitos de contato social primário e secundário e os tipos de processos sociais associativos e dissociativos, a fim de instigá-los ao exercício da reflexão e análise críticas. A ideia é mostrar como o homem é um ser social e se torna um sujeito histórico de seu tempo quando passa a desenvolver um agir mais consciente e refletido. 

 

Literatura

Conceito de Literatura
Periodização da literatura portuguesa
Trovadorismo e a poética
A prosa e o teatro medieval
Humanismo português
Classicismo português
Leitura de obras literárias

 

Inglês

Auxiliary verbs
Verb tenses (pasts, presentes and futures)
Narrative tenses and expressions of time
Impersonal Passive
Relative Clauses
Prefixes and Suffixes
Modal Verbs
Verb Patterns
Articles
Idioms and collocations
Second and Third Conditionals
Adverbs
Reported Speech
Wishes and regrets

 

Língua Estrangeira Moderna: Espanhol 

Importância do espanhol no mundo contemporâneo. Estruturas gramaticais básicas da língua espanhola necessárias à leitura e à compreensão de textos. Compreensão auditiva e expressão oral básica à comunicação. Promoção do conhecimento da cultura latino-americana.

 

Música

Corais do Ensino Médio

Repertório feito em sua maior parte com arranjos interessantes para grupos jovens e estudantes de música.

Estudo de formas musicais. Expressão artística através da música. Criação artística. Composição musical. Tecnologia musical.

 

Educação Física

Ginástica Bothmer.
Esportes.
Atletismo.
Jogos - integrativos, recreativos, competitivos e sociais.

 

Marcenaria

ARTES APLICADAS  MADEIRA E METAL
Madeira
Lema
“Todo ensino deve ensinar para a vida”

3 Rs [ Reduzir, Reciclar, Reutilizar ]
Refugo transformado em peça útil

Cobre
Calor amolece batida endurece
Ritmo substitui a força
perseverança e concentração.

 

Artes

No décimo ano existe uma relação dos alunos com os animais. As imagens são feitas a partir da observação de cópias, através de texturas com delicadas linhas, a técnica das hachuras, como fazer um degradê no qual um preto é a trama fechada e o branco é a trama que vai se abrindo até deixar de existir.  As maneiras como escolhemos as direções dessa trama é que vão tornar os animais muito interessantes, porque eles têm pelos que sugerem essas direções especialmente interessantes.
O aluno precisa trabalhar na vontade e a técnica da luz e sombra vai exigir muita dessa vontade, até ele conseguir trazer a beleza.
Uma qualidade importante para o décimo ano é que nesse tipo de experimentação o aluno desenvolve sua própria técnica, o que faz com que um trabalho saia bem diferente do outro. 
No exercício de aquisição da técnica está a beleza da sua alma. Ela tem essa relação profunda com o fazer arte, como se revela nesses traços. É interessante observar como as artes podem realmente ser um alento para um jovem nessa época de transição, em que precisa justamente se conhecer. A cada momento ele está observando diferenças e mudanças no seu próprio corpo e verificando essa transformação.

 

Tecnologia

Física
Mecânica técnica
Agrimensura
Primeiros socorros
Fiar e tecer
Parafusos, roscas e brocas (construção de bicicleta, carrinhos de rolimã ou análogos)
Princípios técnicos da tecelagem industrial
Tecnologia Aeroespacial: Foguetes e missões espaciais.

 

Topo


11º ANO ESCOLAR


Português

Análise sintática do período simples: sujeito (simples, composto, desinencial, indeterminado e inexistente), predicado (verbal, nominal e verbo-nominal), complementos verbais (diretos e indiretos), predicativo do sujeito e predicativo do objeto, complemento nominal, adjunto adnominal e adjunto adverbial.
Regência verbal e regência nominal.
Concordância verbal e concordância nominal: casos mais importantes.

 

Matemática

Na Álgebra, estuda-se Sistemas Lineares através do método de Gauss e das Teoremas (Laplace e outros), abrindo-se as portas para o estudo das estruturas matriciais e suas aplicações na computação. Amplia-se o universo numérico com os números Complexos aplicados na Eletricidade, Física de partículas. Na Geometria, estuda-se poliedros e sólidos de revolução para uma visão Tridimensional necessária para Artes e Astronomia.

 

História

Antiguidade Clássica
Período Helênico
Roma (Formação, mitografia, República, Império Romano)
Período Medieval
Passagens da Antiguidade ao Feudalismo
As estruturas medievais (sociais, políticas, econômicas, cotidianas e mentais)
Baixa Idade Média.

Idade Moderna
Os “renascimentos” (urbano, comercial, monetário, cultural)
Humanismo e as transformações no homem moderno

 

Geografia

Em torno dos dezessete anos algumas perguntas se fazem latentes entre os jovens: O que está acontecendo comigo? Quem sou eu em relação ao mundo? Qual o meu papel no mundo? Ao mesmo tempo, há um interesse pelas questões sociais. A geografia da População vem para contemplar tais questionamentos abordando mecanismos de controle governamentais, sociais, políticas urbana, rural e industrial.  Foca o contingente populacional, as correntes migratórias, a formação da identidade do povo brasileiro e o desenvolvimento das sociedades humanas.
O trabalho de campo, que envolve a observação participante, será realizado sob a proposta de uma elaboração de questionário pelos alunos, entrevistas com pessoas de vários segmentos sociais e discussão de possíveis soluções para a realidade observada. Tal atividade permite um forte contato com o mundo verdadeiro além de contribuir de maneira salutar para a união e o fortalecimento do grupo.

 

Física

Observar e reconhecer os processos de eletrização. Definição de Campo, Força e Potencial Elétrico. Eletrodinâmica: corrente elétrica, resistência elétrica e tensão. Avaliar o consumo de energia elétrica no cotidiano, circuitos elétricos, geradores, receptores. Compreender os princípios do magnetismo e do eletromagnetismo.

 

Química

Histórico do conceito de matéria (Filósofos pré-Socráticos); Modelos atômicos; Estrutura atômica; Números atômico e de massa; Organização da eletrosfera; Distribuição eletrônica; Teoria do octeto; Ligações químicas; Interações intermoleculares; Tabela periódica; Propriedades periódicas; Quantidade de matéria (mol) e constante de Avogadro; Leis ponderais; Estequiometria; Cinética Química e equilíbrio químico.

 

Biologia

No 11º ano os estudantes estudam a citologia, a genética, a microbiologia, o início da botânica e da embriologia, sempre transitando entre as esferas microscópicas e macroscópicos.

 

Filosofia

A  filosofia e a cultura grega. A filosofia da Physis dos pré-socráticos. A antropologia filosófica de Sócrates. O dualismo psicofísico platônico. Aristóteles e a teoria do movimento do physis para o metafísico. A dicotomia entre Platão e Aristóteles. A Idade Moderna e as discussões entre o empirismo e o racionalismo.  A teoria do conhecimento de John Locke, Francis Bacon, Descartes e Espinosa. 

 

Sociologia

No segundo ano da disciplina Sociologia, apresenta-se as correntes sociológicas clássicas e seus principais representantes, Auguste Comte e o Positivismo; A sociologia de Durkheim e o desenvolvimento da sociologia alemã com a contribuição de Max Weber.

 

Literatura e Redação

Quinhentismo brasileiro
Barroco
Arcadismo
Romantismo
Leitura de obras literárias
Conceito de texto
Narração
Narração x Narratividade
Estrutura da narrativa
Elementos que compõem a narrativa
Descrição
Técnicas de produção textual
Coesão e coerência.

 

Inglês

Auxiliary verbs and Tag Questions
Determiners
Phrasal Verbs (separable and inseparable)
Future Continuous and Future Perfect
Writing Letters and Reviews
Adjectives and Adverbs
Mixed Conditionals
Emphasis
Used to and Get used to
Abilities
Linkers of Contrast
Passives and Causative
Useful Language (suggestions)
Reported Speech
Sequencing
Inversion

 

Música

Corais do Ensino Médio
Repertório feito em sua maior parte com arranjos interessantes para grupos jovens e estudantes de música.

História da Música

 

Educação Física

Ginástica Bothmer.
Esportes.
Atletismo.
Jogos - integrativos, recreativos, competitivos e sociais.

 

Marcenaria

ARTES APLICADAS  MADEIRA E METAL
Madeira
Lema
“Todo ensino deve ensinar para a vida”

Marchetaria - Precisão corte/encaixe

Ferro
Forja, trabalho perigoso feito a dois, coordenação mútua dos movimentos, posição firme diante da bigorna.

 

Artes

No décimo primeiro ano o jovem está um pouco mais introspectivo.
Os conteúdos de 11º ano deveriam ter em si um certo caráter filosófico, a todo momento pensarmos no que significa determinado fenômeno, qual a ideia que existe por trás e como a gente essencializa determinado acontecimento.
No 11º ano olhamos para todas essas relações, para que consigam entender qual é o princípio que existe por trás e como é a ideia que sintetiza tudo aquilo. Retomamos com toda a força as cores e a sutilezas das nuances entre as cores e os sentimentos que elas são capazes de evocar, trabalhados principalmente com a técnica da aquarela.
Como esses contrastes primordiais aparecem são temas do 11º ano. O olhar do aluno está disponível para a observação desses sentimentos, é como se ele tivesse vivenciado isso loucamente no nono e no décimo anos e agora se percebe observando-se e o que ele pensa a respeito disso é o eu começando a tomar forma, o eu é aquele elemento capaz de ir ao meio da polaridade, ao caos, onde ele consegue se equilibrar.
Para o 11º ano a ideia é conseguir entender um pouquinho qual é o pano de fundo e o contexto em que nós professores de arte sejamos capazes de olhar para o jovem e ver do nosso arsenal de possibilidades o que cabe naquele momento. É necessário haver um olhar criativo, atento e artístico para os fazeres entre as relações de todas as coisas.
 

Tecnologia

Física e Química:
Rodas d’água
Motores elétricos
Fabricação de papel
Geografia: medições
Produção de papel (reciclagem)
Encadernação e cartonagem
Captação e reuso de água da chuva
Energia Solar (placas fotovoltaicas e aquecimento solar)
Eletrônica básica com Arduino
Motores elétricos Fibra ótica

 

Topo


12º ANO ESCOLAR


Português

Período composto: orações coordenadas (assindéticas e sindéticas - aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas).
Período composto: orações subordinadas (substantivas - subjetivas, objetivas diretas e indiretas, completivas nominais, apositivas, predicativas) orações adjetivas (restritivas e explicativas) orações adverbiais (temporais, locativas, modais, finais, causais, consecutivas, concessivas, condicionais, proporcionais, comparativas, conformativas).
Funções do "que" e do "se".
Redação: análise de textos variados, estrutura de texto dissertativo, construção de dissertações, cartas, resumos, artigos de opinião.
Revisão: baseada em resolução de provas de vestibulares variados (Fuvest, Unesp, Unicamp, FGV, Enem, Ita, entre outras)

Obs: em todos os anos, a gramática é permeada por leitura e interpretação de texto. Todos os conteúdos são reforçados a partir da análise de composições textuais, sendo a gramática mero instrumento de escrita e leitura.

 

Matemática

Através de leis algébricas, exige-se a solidificação de conceitos e desapego ao concreto para o estudo da Geometria Analítica, em que a abstração é levada às formas. Discute-se o cartesianismo e suas consequências para a Matemática e para as Ciências. Estuda-se a Teoria das Probabilidades, para que o aluno consiga lidar com a questão da chance de um evento ocorrer. Traz luz a organização do pensar e desmistifica uma série de distorções comuns do dito “bom senso”.

 

História

Formação do Brasil
Brasil Colonial
Brasil Império (Primeiro Reinado, Regência, Segundo Reinado)
Brasil republicano
República Velha – o Brasil na modernidade
Era Vargas
Período democrático
Governo Militar
Redemocratização

 

Geografia

A pergunta latente nessa idade é: como eu me relaciono com o outro? Nesta fase, o aluno volta-se mais para o exterior e está prestes a ingressar na vida econômica e política. A Geografia contribui com a Geopolítica e com a Geografia Econômica a partir de debates centrados nas questões referentes ao poder. Através do viés econômico, enfatizam-se os modos de produção com o inter-relacionamento de mercados mundiais, a distribuição da riqueza, a marginalização e a exclusão social.
Na Geografia Geopolítica, entende-se o cenário das guerras mundiais e da Guerra Fria como contexto dos arranjos globais dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento, a fim de problematizar as noções de centro e periferia, campo e cidade, aldeia global e globalização.

 

Física

Conhecer a avaliar a propagação da luz, assim como os fenômenos ópticos. Teoria da cores (RGB). Formação de imagens em espelhos planos, esféricos e lentes. Refração da luz. Compreender a propagação do som, fenômenos sonoros, características fisiológicas. Princípios da Teoria da Relatividade.

 

Química

Funções orgânicas; Isomeria; Reações orgânicas; Biomoléculas (carboidratos, lipídios e proteínas) e radioatividade.

 

Biologia

No 12º ano os estudantes são conduzidos a uma visão de conjunto de todos os conteúdos e habilidades desenvolvidos ao longo da vida escolar. Na biologia os alunos vivenciam e se aprofundam na botânica, e estudam a zoologia dos filos mais representativos do reino Animal.

 

Filosofia

A Ética como ciência da moral. O caráter histórico da moral. A liberdade como pressuposto da responsabilidade moral. Ethos e Mos. Liberdade, Determinismo e responsabilidade moral. A reflexão ética e suas questões aplicadas. A filosofia contemporânea.  Viver e existir. A vida dionisíaca.  A arte como criação do espírito. O existencialismo e a liberdade.

 

Sociologia

Neste ano, finaliza-se a sociologia clássica com a teoria de Karl Marx e insere-se no programa a Sociologia Contemporânea a fim de instigar os alunos ao exercício da reflexão e análise críticas da atualidade. A ideia é convidar os alunos a participar do diálogo sociológico mundial de modo que tenham desenvolvido, para tanto, um bom arcabouço teórico-conceitual e que se sintam preparados para lerem o mundo a partir de seus próprios olhos. 

 

Literatura

Realismo/Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
Pré-Modernismo no Brasil
Modernismo em Portugal e no Brasil
Leitura de obras literárias.

 

Inglês

Focus on Reading and Vocabulary
Transversal themes (current events)
Verb Tenses
Countables and Uncountables
Question forms
Modals (present and past)
Conditionals
Linkers
Phrasal Verbs and idioms
Prepositions (time and place)
Prepositional phrases
Verb Patterns

 

Música

Corais do Ensino Médio
Repertório feito em sua maior parte com arranjos interessantes para grupos jovens e estudantes de música.

Trilha para o teatro. A música se desenvolve em paralelo ao processo de ensaio de uma peça teatral. Composição, arranjo e solos vocais/instrumentais são trabalhados com os alunos.

 

Educação Física

Ginástica Bothmer.
Esportes.
Atletismo.
Jogos - integrativos, recreativos, competitivos e sociais.

 

Marcenaria

ARTES APLICADAS  MADEIRA E METAL
Madeira
Lema
“Todo ensino deve ensinar para a vida”

Legado para escola,
Projeto da síntese da forma, função e beleza.

Metal

 

Artes

No décimo segundo ano há o tema do autorretrato, isso é muito interessante porque lidamos com uma grande delicadeza, quando a própria fisionomia se torna um objeto de estudo.
Trabalhar com esta proposta é criar um desafio de como eu sou capaz de representar o meu olhar para mim mesmo a partir do que eu vejo no espelho. São muitos filtros e muitas camadas que podem distorcer aquilo que o jovem vê, mas justamente quando eles distorcem é que conseguem trazer interpretações e quando começam a perder o medo dessa distorção de trabalho intencional é que estão efetivamente modelando o seu próprio ser. Isso faz parte da preparação do jovem para que o eu possa se tornar o condutor do quarto setênio em diante, o eu assumir o controle da vida desses jovens e começar a guiar as escolhas deles a partir da liberdade. 
Como podem fazer para superar as dificuldades que aparecem no processo, isso é uma imagem bonita do amor com que os alunos realmente vão adquirindo fluência através da expressão artística.
Na prática pedagógica, as artes podem se tornar ferramentas de ajuda para o aluno chegar à sua liberdade.
O trabalho de artes e a estrutura em geral do ensino médio, que vai modelando a verdade que vem depois, quando o eu vai se desenvolver e encarnar, permite ao jovem conduzir a sua livre atuação durante a vida adulta. Quando a gente trabalha com essas matérias, como as teóricas, em que o conteúdo é um desafio para o entendimento do jovem, o processo de aprendizado é comum a todos, porém o caminho para esse acesso é individualizado. Precisamos nos apropriar dos conceitos e torná-los nossos para sabermos como nos colocarmos em relação às verdades do mundo.  Se vamos apresentar um mundo tal qual ele é a partir da ideia da verdade, temos que dar estrutura para que o jovem possa se conhecer e isso é de certa maneira determinado, quando ele se dá conta de uma realidade boa ou ruim para que possa agir intencionalmente e com autocontrole, e que possa ter o seu próprio olhar em relação a tudo, saber o que precisa fazer frente aquilo. Isso, na verdade, ele precisa fazer experimentando e exercitando diferentes formas de expressão. É um processo ligado ao fazer e ao querer e o fazer artístico faz com que ele esteja em contato com toda essa sutileza. Nesse sentido, é importante o trabalho artístico durante o terceiro setênio; ele é um contraponto, ele é um complemento para aquelas matérias teóricas, para aquilo que o aluno precisa alcançar.
 

Tecnologia

Tecnologia química:
Fabricação de sabão
Compostagem e vermicompostagem (minhocário)
Biodigestão
Tratamento de água e esgoto
Extração de óleos essenciais
Fabricação de explosivos e propelentes
Indústria de fertilizantes
Indústria do petróleo
Técnicas de bioconstrução (adobe, superadobe, hiperadobe, etc.)
Motores à combustão interna.

 

Topo

 

Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.